Seminário

Com a Política Nacional de Resíduos Sólidos, as prefeituras municipais necessitam melhorar seus serviços de gerenciamento de resíduos urbanos com a inclusão de cooperativas de materiais recicláveis e reutilizáveis, principalmente, na qualificação das ações de educação ambiental, coleta seletiva e pontos de entrega voluntária, constantes nas metas dos planos municipais de gestão integrada.

A maioria das prefeituras municipais precisam se qualificar profissionalmente para firmarem convênios com as cooperativas de catadores de materiais recicláveis. É necessário avalia-las através de uma matriz de requisitos legais obrigatórios (regularidade fiscal e cadastral), além disso, adotar parâmetros para avaliar a gestão da cooperativa e/ou associação, condições básicas de saúde e segurança, máquinas e equipamentos, gestão administrativa e financeira, etc.

Temos evidenciado assinatura de diversos termos de ajustamento de conduta (TAC) de prefeituras e concessionárias que necessitam investir em máquinas e equipamentos, procedimentos de prevenção de acidentes doenças ocupacionais (normas de segurança) para os cooperados. Muitas prefeituras estão assumindo passivo trabalhista e previdenciário, sem a orientação técnica e atuação efetiva das procuradorias municipais. Precisamos promover junto ao Ministério Público do Trabalho – MPT e Ministério Público Federal uma atuação mais orientativa e preventiva juntos ao Poder Público Municipal, que reconheça a importância da inclusão social na Política Nacional, transforme essa diretriz em resultados e possa fortalecer as cooperativas antes da adesão ao sistema municipal, já o Poder Público tem responsabilidade solidária nos contratos, termos de parceria e convênios assinados com o Terceiro Setor.

Precisamos apoiar o cooperativismo ambiental e o Movimento Nacional de Catadores de Materiais Recicláveis, precisamos fortalecer o sistema de comercialização, a formação de redes de cooperativas, a coleta seletiva solidária, a ampliação da atuação das cooperativas no Acordo Setorial de Embalagens e qualificar melhor sua relação com as prefeituras em todo o País, evitando processos de ajustamento de conduta, ações civis públicas, atuando de forma preventiva e orientativa para que os convênios promovam resultados de curto e médio prazo nas metas dos planos municipais de gestão integrada.

Leiam o exemplo do Município de Jacareí, Concessão Ambiental Jacareí Ltda. e Cooperativa de Trabalho dos Catadores de Materiais Recicláveis de Jacareí - JACAREÍ RECICLA:

 

Siga-nos:

Fan Page Feed Facebook

Mais informações: contato@ibds.org.br
(11) 9 5558-7038 - São Paulo – SP